A Casa Campos Elísios Melhor, espaço mantido pela Porto Seguro  para iniciativas de capacitação profissional, geração de renda, educação e cidadania, está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes em diversas áreas (veja a relação completa abaixo).

Podem participar dos cursos moradores de diversos bairros de São Paulo, tais como: Penha, Vila Maria, Itaquera, Pacaembu, Santana, Casa Verde, Lapa, Interlagos, Ipiranga, Armênia, Barra Funda, Vila Buarque, República, Santa Cecília, Bom Retiro, Luz, proximidades do Metrô Tiradentes e da própria região de Campos Elísios, onde a Casa está localizada.

Ao longo de 2011, a Casa Campos Elísios Melhor atendeu cerca de 400 pessoas em seus cursos de capacitação profissional. Destes, 100 foram contratados pela própria Porto Seguro ou por empresas parceiras da Companhia. Já as oficinas de artesanato geraram renda para 13 ex-alunas. Juntas, elas atingiram uma renda anual de cerca de R$ 96 mil.

Serviço:
Cursos de capacitação profissional na Casa Campos Elísios Melhor
Endereço: Rua Barão de Campinas, 669 – Campos Elísios – São Paulo (SP)
Informações: (11) 3362-8130
Atendimento: de segunda a quarta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h
Documentos necessários para inscrição: cópias do RG, CPF, comprovante de residência e renda familiar, atualizados. A inscrição está sujeita a avaliação socioeconômica durante o atendimento pessoal.

Cursos disponíveis:

Artesanatos (Bijuteria, Biscuit e Decoupage e Revestimento em Tecido)
Aulas: terças e quintas (manhã e tarde)
Requisitos específicos: Pessoas a partir de 16 anos, que tenham interesse e habilidade para técnicas artesanais.
Duração: 3 meses
Objetivo: Aprender diferentes técnicas artesanais, como criação e confecção de bijuteria, biscuit, acessórios femininos, decoupage, pintura em tecido, entre outras, para trabalhar de forma autônoma. Os cursos têm em seu conteúdo aulas práticas de atendimento ao cliente, empreendedorismo e designer.

Pintura em Tecido
Aulas: terças e quintas (tarde)
Requisitos específicos: Homens e mulheres, a partir de 16 anos, que tenham interesse e habilidade para  técnicas artesanais.
Duração: 2 meses

Auxiliar de Cabeleireiro
Aulas: segundas e quartas (manhã, tarde e noite)
Requisitos específicos: Homens e mulheres, a partir de 16 anos, com aptidão e interesse profissional na área de beleza.
Duração: 5 meses
Objetivo: Capacitar profissionais na área de beleza, em especial, em técnicas de corte masculino e feminino, escova, hidratação, tintura, luzes e relaxamento, possibilitando a inserção em um mercado de trabalho em crescimento e/ou o trabalho autônomo. O ‘Salão Escola’ propicia aulas teóricas e práticas, com o uso de produtos de beleza de primeira linha. Após o curso existe a possibilidade de encaminhamento para salões parceiros do projeto na capital paulista.

Informática
Aulas: terças e quintas, segundas e quartas, terças e sextas, sábados (manhã, tarde e noite)
Requisitos específicos: Pessoas a partir de 16 anos, interessadas em obter conhecimentos básicos de informática.
Duração: 3 meses
Objetivo: Proporcionar conhecimentos básicos em Windows, Pacote Office (Word, Excel e PowerPoint) e Internet, prioritariamente para comunicação e utilização profissional.

Manicure
Aulas: segunda e quarta (manhã e tarde)
Requisitos específicos: Homens e mulheres, a partir de 16 anos, com aptidão e interesse profissional na área de beleza.
Duração: 3 meses
Objetivo: Capacitar profissionais na área de estética, especificamente no
serviço de manicure e pedicure. O curso é composto por aulas temáticas como cores, tendências e atendimento ao cliente, de forma a garantir o aprendizado técnico e prático. Existe a possibilidade de encaminhamento para salões parceiros do projeto na capital paulista.

Mecânica e Eletrônica
Aulas: segunda a sexta (tarde)
Requisitos específicos: Jovens de 16 a 21 anos, cursando ou com o ensino médio concluído, que demonstrem interesse e facilidade em mecânica e eletroeletrônica.
Duração: 5 meses
Objetivo: Proporcionar formação básica nas áreas de mecânica e eletroeletrônica automotiva. O curso é desenvolvido nas instalações do SENAI e os participantes têm a oportunidade de conhecer as técnicas mais avançadas em reparos
automotivos e, após o curso, a oportunidade de realizar a vivência prática da técnica aprendida.

Montagem e Manutenção de Micros
Aulas: segundas e quartas (tarde e noite)
Requisitos específicos: A partir de 16 anos, com aptidão e interesse na área.
Duração: 3 meses
Objetivo: Capacitar profissionais a atuarem na área de montagem e manutenção de micros, possibilitando a inserção no mercado de trabalho formal ou autônomo. Os participantes aprenderão sobre hardware, software e redes, e terão aulas práticas de montagem e manutenção.

Técnicas Administrativas
Aulas: segunda a sexta (manhã, tarde e noite)
Requisitos específicos: Pessoas de 18 a 45 anos, com ensino médio concluído ou em curso.
Duração: 3 meses
Objetivo do curso: Capacitar profissionais para atividades administrativas, especificamente nas disciplinas: Rotinas de Escritório, Comunicação, Básico de Seguros, Informática, Atendimento ao Cliente, Recursos Humanos, Planejamento e Gestão e Matemática Aplicada a Administração.